Rafael Prieto

Marketing
Principal expertise
Marketing
Perfils de empresas
Microempresa, Pequeno Porte, Médio Porte, Grande Empresa, Multinacional
Industrias
Bens de Consumo, Bens de Produção, Consultoria, Dados e Tecnologia, Esportes, Finanças, Governo, Marketing, Moda, Sustentabilidade, Telecomunicações
Áreas da empresa
Estratégia, Marketing
Empresa atual
Almap BBDO
Cargo
Freelancer
Cidade
São Paulo
Principais empresas
Brasil
Resumo da trajetória
Rafael Prieto é um líder de planejamento estratégico com foco no crescimento e rentabilidade por meio da eficiência criativa, marketing e insights do consumidor. Com 15 anos de experiência, ele liderou estratégias para marcas globais, regionais e locais como Ford, Mondelez, Vivo, Claro, Ambev, Netflix, Google, Ipiranga, Nissan e RIOT. Possui formação em Publicidade, pós-graduação em Pesquisa de Mercado e MBA em Gestão de Negócios, sendo também professor em cursos de especialização em Estratégia, Comunicação, Branding e Marketing. Ao longo de sua carreira, participou de mais de 10 projetos premiados por sua eficácia criativa, incluindo o único troféu brasileiro no IPA Effectiveness Awards, reconhecido globalmente como o prêmio de eficiência mais rigoroso do mundo.
Projeto de destaque
Meu projeto de maior destaque foi a estruturação e implementação do departamento de Planejamento Estratégico de comunicação na empresa Media.Monks (empresa de comunicação, agência de publicidade, agência digital, consultoria de negócios e consultoria de marketing), no qual contratei e liderei uma equipe multidisciplinar de 12 pessoas, respondendo ao CEO Brasil e responsável por projetos em diversas disciplinas em Comunicação e Marketing (Estratégia de Comunicação, Estratégia de Mídia, Creative strategy, Consultoria de negócios, CMI, CIA, Social Media, Dados, Conteúdo, etc) para marcas como Ambev, Havaianas, Natura, Nubank, Ipiranga, YouTube, Google, Netflix, Riot, Meta, Domino's, Sanofi, Disney.

Nessa experiência, consegui alcançar algumas realizações para a companhia e seus clientes, como:

- Conquista do pitch de mídia digital de todas as marcas CHC de Sanofi no Brasil, trazendo faturamento incremental de R$ 550 milhões/ano para a companhia, sendo o responsável pelo Business Case de Mídia, facilitação e gestão;

- Conquista do pitch de mídia Netflix, trazendo faturamento incremental de aproximadamente R$ 150 milhões/ano para a companhia, sendo o responsável pela Estratégia geral de comunicação e Estratégia de Mídia;

- Implementação e liderança do projeto “Pesquisa do Orgulho” para Havaianas, interrompendo tendência de queda no Brand Power e trazendo crescimento nos indicadores Diferenciação (+21pts YoY) e Saliência (+7pts YoY);

- Implementação e liderança do projeto “Community Shopkeeper” para League of Legends (Riot Games), impactando em +4% na reativação de usuários, +25p.p. em retenção, +71% em horas no jogo e +111% em desembolso médio;

- Implementação e liderança do projeto “Play Valorosa” para Valorant (Riot Games), que gerou o maior crescimento de usuários desde o lançamento do jogo (+12,6% YoY), de Horas-jogadas (+16p.p. YoY) e de Novos usuários (+31pp YoY); 

- Implementação e liderança do projeto “Maria Gasolina” para Ipiranga, trazendo crescimento nos atributos chave para o Marketing Mix Modelling como Inovação (+4p.p. QoQ), Saliência (+4p.p. QoQ) e Dinamismo (+ 6p.p QoQ); 

- Implementação da metodologia de desenvolvimento “Papo de feedback”, método criado por mim e o único focado na carreira de estrategistas, sendo vetor da promoção de 4 profissionais em diferentes áreas e squads;

- Implementação de cultura e padrão de qualidade técnica, transformando a área na de maior taxa de recomendação e menor reclamação dos clientes, conquistando 7 prêmios (inéditos) e 4 citações na pesquisa  Scopen (inédito).



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